Por Jéssica Martins e Ygor da Costa

A ciência faz parte do nosso cotidiano e envolve muitos temas, como, por exemplo, saúde! Em março, visitamos a redação do Canal Saúde, um canal público de televisão vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) que está localizado dentro do campus da Fiocruz. Podemos dizer que a visita foi incrível! Fizemos um tour por lá para entender o trabalho deles e vamos compartilhar alguns momentos com vocês.

Primeiro, nos encontramos com a Adriana Nunes, assessora de imprensa do Canal que foi a nossa guia. Pudemos acompanhar de perto um pedacinho do dia a dia de um canal de televisão. Quem vê um programa ou telejornal às vezes não consegue imaginar todos os processos e funcionários que dão vida àquilo a que estamos assistindo. É muita coisa: planejar e marcar entrevistas, editar o vídeo que foi gravado, elaborar as artes gráficas que aparecem na tela para o telespectador, orientar os jornalistas apresentadores por um ponto eletrônico, pensar a iluminação na hora da gravação, escrever textos… ufa… isso não é nem metade do que a gente viu por lá acontecendo!

Jornalistas, editores e outros profissionais trabalhando na sala ao lado do estúdio do Canal Saúde, mas... que tal fazer uma pausa para a foto?! =D

Depois de ver o programa “Ligado na Saúde” sendo gravado, conhecemos alguns espaços da redação e observamos os processos que mencionamos acima ganhando vida. A gente pôde conversar com a jornalista Ellen Paes, que contou um pouco da sua trajetória no meio jornalístico, desde a faculdade até os trabalhos realizados após a graduação. Ellen foi jornalista do SBT, onde chegou a cobrir assuntos policiais. Hoje, no Canal Saúde, ela é repórter e faz matérias sobre saúde, ciência, tecnologia e cultura. Segundo ela, rolou uma identificação dela com todos esses assuntos, que estão super relacionados com o dia a dia das pessoas.

Em seguida, tivemos um papo cabeça com a Lu Fraga, coordenadora de jornalismo do Canal Saúde, que nos contou o quanto é preciso planejar uma matéria com esmero e dedicação! Quando uma equipe sai para gravar alguma reportagem na rua, é preciso aproveitar o tempo que se tem ao máximo para colher as informações necessárias e gravar entrevistas. Por isso o planejamento é tão importante: o tempo é precioso!

Além disso, ela explicou que a saúde pública e a saúde humana envolvem uma porção de outros temas. Tudo está interligado! "Quando a gente fala de saúde nas nossas matérias, a gente também está falando de ciência, meio ambiente, política, cultura, cidadania, feminismo e uma porção de pautas sociais relevantes para a sociedade", disse.

Quando entramos no estúdio, a apresentadora e jornalista Marcela Morato foi super gentil e nos recebeu para uma foto!

Ela arrasou! Isso que ela disse tem tudo a ver com o que a gente acredita aqui no Tagarela! Quer conhecer mais do Canal Saúde? Todos os programas estão disponíveis no site http://www.canal.fiocruz.br/.

O que os focas pensaram ao visitar pela primeira vez uma redação de TV?

Ygor: Ao saber que nós iríamos numa redação de TV, não imaginava que a troca de conceitos seria tão grande! Ficamos bem à vontade e achamos vários tagarelas espalhados pela redação. Foi um dia em que suspiramos de alegria não só por ter visitado a redação como também por termos conhecido o cenário do Ligado em saúde, um dos programas do Canal.

Jéssica: Eu estava muito animada! Acho que quando conhecemos um lugar novo, costumamos ir com um (pré) conceito do que acreditamos que seja. Honestamente, foi muito mais do que eu pensava. Ver aquele estúdio de pertinho, conversar com os jornalistas e tantos outros funcionários, formados em áreas tão distintas, foi uma experiência incrível.

Ao lado do estúdio, existe uma sala onde outros jornalistas trabalham monitorando e orientando a gravação dentro do estúdio.

E aí, gostaram? Se quiser enviar seu comentário ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Estamos aceitando ideias de pautas para futuros textos também! Nos vemos em meados de julho com o próximo texto. ;)

--

Fala, galera! Somos Jéssica Martins e Ygor da Costa, bolsistas do Museu da Vida, estudantes de ensino médio e Jovens Embaixadores do MV. O blog Tagarela - focas fuçando a “Biotéqui” está sendo realizado no âmbito do projeto World Biotech Tour 2017 (WBT), que tem como objetivo dialogar com a sociedade sobre biotecnologia e divulgação científica. Diversas atividades estão previstas no WBT, entre elas o Programa de Jovens Embaixadores, em que um grupo de estudantes de ensino médio está sendo acompanhado por profissionais do MV para desenvolver projetos nas áreas de biotecnologia e divulgação científica. O Tagarela é um dos projetos desenvolvidos e conta com a supervisão e edição da jornalista Renata Fontanetto. Quer enviar dúvidas, sugestões, críticas construtivas ou pedir um autógrafo (hehehe), mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ah! Está vendo o banner lindo com as foquinhas? Quem fez foi a Alana Moreira, estagiária de design aqui no Museu da Vida!