Na segunda, 8 de maio, a Tenda da Ciência Virgínia Schall sediou mais um encontro do Ciclo de Seminários da especialização em Divulgação e Popularização da Ciência. Com o tema “Imagem e processos de divulgação da ciência”, o evento é gratuito e aberto ao público. As pesquisadoras e professoras da Escola de Educação da Unirio Carmen Irene de Oliveira e Lúcia Helena Pralon foram as convidadas.

Em sua apresentação, Carmen situou os filmes de ficção científica como um tipo de produto imagético com potencial para a divulgação da ciência, além de ter contextualizado o surgimento das imagens estática e em movimento. Já Lucia abordou o uso da fotografia vinculada à área da saúde em materiais didáticos.

“Por meio de mecanismos de denotação e conotação, as fotografias produzem efeitos de sentido em relação à saúde, nem sempre desejáveis do ponto de vista pedagógico. A intervenção crítica na leitura dessas imagens torna-se cada vez mais necessária”, explicou a pesquisadora.

Atualizado em 08/05/2017