Oxalá na criação do mundo: contação de história + oficina criativa

No próximo domingo, 31 de março, às 15h, a  equipe educativa do Museu Histórico Nacional (MHN) recebe crianças de 6 a 12 anos, e acompanhantes, para conhecer uma versão diferente sobre a criação do mundo no Bondinho da História. Contação de história e oficina criativa abordam “O mito yorubá de Oxalá na criação do mundo e a prisão no Reino de Xangô”. A contação de história será feita no interior da exposição de longa duração do museu, próximo ao Altar de Oxalá, e fala da criação do mundo e de uma lenda que relaciona os orixás Oxalá e Xangô. A seguir, na Casa do Trem, os pequenos participantes exercitam a criatividade em uma oficina de criação de bonecos. Não é preciso agendamento prévio para essa atividade. No domingo, o MHN funciona das 13h às 17h com entrada gratuita. Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 3299-0324.

Elementar para Poetas

Para celebrar o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, em 2019, a Casa da Ciência da UFRJ e o Instituto de Química da UFRJ prepararam uma programação especial, com palestras, mesas-redondas e cine debate. A série Elementar para Poetas convida a todos a conhecer mais sobre essa tabela, que é uma das mais significativas ferramentas da ciência moderna, sua importância na organização do conhecimento científico, os avanços e os desafios das pesquisas e a presença dos elementos químicos em nossas vidas. As apresentações acontecem em três módulos, nos meses de abril, junho e outubro, sempre às terças, às 18h30. A primeira atividade será no dia 2 de abril, quando o professor Carlos Filgueiras, da UFMG, falará sobre "Os 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos, a enciclopédia mais concisa que existe". Gratuito. Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Edição de 29 de março de 2019.