Na sexta-feira 30 de novembro, antecipando as reflexões pertinentes ao dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, tivemos o espetáculo teatral “O rapaz da rabeca e a moça Rebeca” seguido da atividade “A hora é agora: tire suas dúvidas sobre HIV/Aids”, além de exibição de vídeos do projeto “Diva Gina Show”.

Inspirada em um cordel, a peça teatral foi planejada em parceria com o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e tem como objetivo dialogar com o público jovem sobre a importância da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e da realização do teste diagnóstico do vírus HIV.

No palco, a história de João e Rebeca, jovens de famílias rivais que se apaixonam, tal qual Romeu e Julieta. Expulso da distante Cantiguba-dos-Aflitos, João sai pelo mundo com sua rabeca e se torna um artista famoso. Ele promete voltar à sua terra e se casar com Rebeca, mas uma notícia inesperada vai mudar os rumos da história de amor desses dois.

Após o espetáculo, a atividade “A hora é agora: tire suas dúvidas sobre HIV/Aids” foi conduzida pelo pesquisador Nilo Martinez Fernandes, do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids do INI/Fiocruz.

Houve também exibição de vídeos do "Diva Gina Show", projeto que divulga de forma séria e, ao mesmo tempo, bem-humorada os projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa.

Quando: no dia 30 de novembro, sexta-feira, em duas sessões, às 10h30 e às 13h30. Cada sessão tem duração de 90 minutos.

Onde: na Tenda da Ciência do Museu da Vida, no campus Manguinhos da Fiocruz (av. Brasil, 4365, Rio de Janeiro/RJ). O espaço tem capacidade para até 150 pessoas por sessão.

Classificação etária: a partir de 14 anos ou a partir do 1º ano do Ensino Médio.

Para mais informações sobre a peça teatral, clique aqui.

Grupos acima de 10 pessoas devem agendar sua visita ao Museu da Vida. Informações pelo telefone 21-2590-6747 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atualizado em 30/11/2018.