Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir

Confira as atividades de dezembro. Entrada gratuita.

A visita ao Museu da Vida está cheia de atrações com muita ciência e diversão! A partir de 18 de dezembro, em ritmo de férias, não é mais necessário o agendamento: é só chegar, se apresentar no nosso Centro de Recepção - mais conhecido como Estação do Trenzinho - e começar o passeio! 

A entrada é gratuita, assim como todas as atividades. O museu conta com estacionamento (também gratuito); e não dispõe de guarda-volumes. Ah, venha sempre com um documento com foto para apresentar na portaria da Fiocruz, beleza?

O Museu da Vida funciona de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h. Confira a seguir os horários das atividades.

Para outras informações, nosso número é (21) 2590-6747.

 

ATENÇÃO: Em dezembro, o Museu da Vida não funcionará nos dias 21, 22, 25 e 29.

No dia 19 de dezembro de 2018, estaremos abertos até 12h.

Em janeiro de 2019, estaremos fechados no dia 1º.

 

Programação e horários

Exposição "Manguinhos Revelado"
Local: Pavilhão do Relógio

Visitas: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h30; sábados, das 10h às 12h e das 13h às 16h

Nesta exposição, o visitante pode conhecer parte do acervo documental da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) formado por fotografias extraídas de negativos de vidro. São imagens da primeira metade do século XX que retratam as origens da Fiocruz, bem como as mudanças na paisagem do Rio de Janeiro, especialmente na região de Manguinhos. Memória visual da saúde pública no Brasil, de inestimável valor histórico-documental e artístico, os negativos de vidro que compõem o acervo da COC foram reconhecidos como patrimônio documental brasileiro pelo Programa Memória do Mundo da Unesco, em 2012. Durante muito tempo, negativos de vidro foram o principal suporte da fotografia científica no Brasil. Eles conservam bem a informação e sofrem menos deterioração. Quando digitalizados, geram cópias fiéis, que podem ser conferidas pelos visitantes do Museu da Vida. Clique aqui para saber mais sobre a exposição e também sobre o Pavilhão do Relógio, um dos prédios que compõem o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM).

 

(Foto: Raquel Portugal)

Mostra "Insetos Ilustrados"
Local: Castelo Mourisco

Idade: a partir de 5 anos
Visitas guiadas de terça a sexta: 9h, 10h30, 13h30 e 15h | Aos sábados: 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10

Quase toda criança gosta de desenhar. E muito cientista também! Para os pesquisadores que estudam a natureza, o desenho é uma ferramenta valiosa de trabalho. Ele permite representar, com muitos detalhes, animais e plantas, por exemplo. Uma parte da exposição está localizada dentro da Biblioteca de Obras Raras do Castelo Mourisco, um local incrível para conhecer! A ilustração científica e a entomologia são tema desta exposição da Fiocruz e da Folguedo, em parceria com o Museu da Vida e outras unidades da Fundação. A mostra conta com áudiodescrição, vídeos e painéis na Língua Brasileira de Sinais e, mediante agendamento no número (21) 2590-6747, visita guiada com intérprete de Libras. 

 

Visita ao Castelo da Fiocruz
Local: Castelo Mourisco

Idade: livre
Visitas guiadas de terça a sexta: 9h, 10h30, 13h30 e 15h 
Aos sábados: 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10

Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo Mourisco é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

 

Que tal um passeio pelo borboletário para descobrir e se encantar pelas graciosas habitantes do espaço? (Foto: Peter Ilicciev)

Borboletário Fiocruz 
Local: área externa da Tenda da Ciência

Idade: a partir de 5 anos
Visitas guiadas de terça a sexta: 9h, 10h30, 13h30 e 15h  | Aos sábados, das 10h às 16h 

O espaço é ornamentado por plantas e habitado por quatro espécies de borboletas do continente americano: olho-de-coruja (Caligo illioneus), ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e Julia (Dryas iulia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis! 


Parque da Ciência

Idade: livre
Visitas guiadas de terça a sexta: 9h, 10h30, 13h30 e 15h  | Aos sábados, das 10h às 16h

Célula gigante, Jardim dos Códigos (na foto), Espelhos sonoros e Tubos musicais são alguns dos equipamentos que você encontra na Parque da Ciência.

Escalar uma célula gigante? Criar luz sem energia elétrica? Entender o funcionamento do olho humano? Tudo isso é possível no Parque da Ciência, que conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais: Energia, Comunicação e Organização da Vida.  

 

Pirâmide

Idade: livre
Visitas guiadas de terça a sexta: 9h, 10h30, 13h30 e 15h  | Aos sábados, das 10h às 16h

Bem próxima ao Parque da Ciência, a Pirâmide tem esse nome porque, olha só, o telhado se parece com uma pirâmide! Lá dentro, é possível conferir várias atividades: uma câmara escura, onde os visitantes podem observar um modelo de olho humano gigante, sala de informática, salão de jogos e experimentos científicos com atrações que falam sobre as vidas micro e macroscópica.

Personagens que moram dentro de um avental cheio de história para contar: assim é a atividade "Avental de história". Vamos sentar, ouvir e participar? ;)

 

Avental de história
Local: Castelo Mourisco

Idade: 5 a 8 anos
Às terças | Consultar horário no telefone (21) 2590-6747
A atividade é realizada com, pelo menos, 10 participantes na faixa etária indicada.

Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e a sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário para os personagens da história.

 

O Museu da Vida fica na avenida Brasil, nº 4365, no campus Manguinhos da Fiocruz. Para mais informações, ligue para (21) 2590-6747 ou envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..



Atualizado em 17/12/2018

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Nova Rio conheça