Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir

Confira a programação de novembro do Museu da Vida!

A visita ao Museu da Vida está cheia de atrações que oferecem muita ciência, diversão e reflexão! Por aqui, a boa é aprender trocando uma ideia com a gente. Para quem gosta de natureza, há uma área verde incrível para apreciar! De terça a sexta-feira, as visitas de grupos escolares ou com mais de dez pessoas devem ser agendadas com um mês de antecedência. Nesses dias, pessoas desacompanhadas ou em grupos de dez ou menos pessoas não precisam agendar e são acomodadas nos grupos maiores, já agendados, para poderem participar das atividades que exigem mediação. No sábado, não é necessário fazer agendamento. É só chegar! ;) Veja mais informações sobre a visita e se planeje! Todas as atividades são gratuitas e há estacionamento gratuito no local. Ah, venha sempre com um documento com foto para apresentar na portaria da Fiocruz, ok?


Horário de visitação: terça a sexta-feira, de 9h às 16h30 | sábados, de 10h às 16h 

Contadores de histórias - “Sempre na resistência… ser mulher… ser negra...”

Dia 25 de novembro, às 11h, na Tenda da Ciência Virgínia Schall

A edição de novembro traz contos, crônicas e poemas escritos por mulheres negras brasileiras. Uma celebração necessária às nossas musas afrobrasileiras, na semana do Dia da Consciência Negra, seguida de um debate com Roseli Rocha, assistente social do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente | Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

Trechos de “Quando me descobri negra”
Autora: Bianca Santana
Leitura por Hilda Gomes

Humanidade
Autora: Carolina Maria de Jesus
Leitura por Tatiane Pinheiro

Pixaim
Autora: Cristiane Sobral
Leitura por Letícia Guimarães

As lendas de Dandara
Autora: Jarid Arraes
Trecho do cordel “Quem tem crespo é rainha”
Leitura por Thais Chaves

Meu Rosário
Autora: Conceição Evaristo
Leitura por Suzi Aguiar

Menina Pretinha
Autora: Mc Sofia
Leitura por Hilda Gomes

Não vou mais lavar os pratos
Autora: Cristiane Sobral
Leitura por Letícia Guimarães

Beleza minha
Autora: Raquel Garcia, retirado de “Cadernos Negros”
Leitura por Suzi Aguiar
 

Venha visitar “oceanos” de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h!


Exposição oceanos
De terça a sexta, das 9h às 16h30 | Sábados, das 10h às 16h
Faixa etária: livre
No Salão de Exposições Temporárias

Que tal um mergulho nos oceanos, este mundo que cobre 70% da Terra? Apesar de exercerem um papel fundamental para preservar a vida, o que se conhece atualmente sobre os oceanos representa menos de 1% da superfície que ocupam. A exposição Oceanos permite um passeio da praia até profundidades abissais para se entender um pouco mais sobre a influência da luz solar nos oceanos, a biodiversidade aquática e as correntes marinhas. 

Com muito humor, a esquete teatral "É o fim da picada!" aborda temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

É o fim da picada!
Dias 1 e 14 de novembro, às 10h30 e 13h30, no Epidauro
Dias 21, 22 e 28 de novembro, às 10h30 e 13h30, na Tenda da Ciência
Faixa etária: público a partir de 12 anos

O grande circo “É o Fim da Picada!” traz esquetes de humor e improviso onde é fundamental a participação do respeitável público. Com muito humor e sátira, as esquetes abordam temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

Curumim quer música!
Terças, 10h30 e 13h30, no Epidauro 
Idade: de seis a oito anos

Nessa peça, um indiozinho descobre que não há nenhum barulho na floresta e se pergunta: onde estão os sons? Em sua busca pela música, ele convida os pequenos visitantes a conhecer alguns conceitos sobre música. 

Peça 'O rapaz da rabeca e a moça Rebeca'

Quintas-feiras, 16 e 23 de novembro, às 10h30 e 13h30
Sábado, 18 de novembro, às 11h

Com linguagem em cordel, a peça aborda o tema HIV/Aids, ainda tabu na sociedade, por meio de uma história de amor que questiona os preconceitos em relação à doença. O espetáculo está em cartaz na Tenda da Ciência. 

Aventuras da visão – Percebendo a luz e o som
Terças, quartas, quintas e sextas, às 9h e 10h, 14h30 e 15h30
Local: Epidauro | Idade: a partir de nove anos

Como a física pode auxiliar na explicação de fenômenos visuais? Como a vista nos engana e faz ver movimento onde havia uma imagem estática? Como é possível ver cores onde antes havia apenas preto e branco? Essa atividade explora a luz e o som, bem como a percepção que as pessoas conseguem ter.  

O Segredo das Cores
Confirmar horário no telefone (21) 2590-6747 
Idade: seis a dez anos

Após uma história que aborda o conceito de como as ideias impactam o mundo, o visitante é convidado a desenhar ideias com cores específicas que, na presença de filtros, desaparecem sob o efeito da luz. 

Visita ao Castelo da Fiocruz
De terça a sexta, das 9h às 16h30 | Aos sábados, de 10h às 16h 
Visitas mediadas aos sábados: 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10

Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo Mourisco é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

A Biblioteca de Obras Raras, que sempre impressiona por sua arquitetura, já acolheu muitas reuniões de estudo e de pesquisa! (Imagem: Acervo COC)

Visita à Biblioteca de Obras Raras no Castelo
De terça a sexta, de 9h às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h 
Visitas mediadas de terça a sexta: 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30
Local: Castelo

Em 1909, o livreiro holandês Assuerus H. Overmeer foi contratado por Oswaldo Cruz para organizar a Biblioteca de Manguinhos, atualmente Biblioteca de Ciências Biomédicas e uma das maiores bibliotecas especializadas da América Latina. Inspirada na linguagem neomourisca do Palácio de Alhambra, localizado na cidade de Granada, Espanha, a Biblioteca apresenta detalhes construtivos e decorativos que poderão ser conferidos pelos visitantes.

O cientista e o barbeiro
Confirmar horário no telefone (21) 2590-6747 
Idade: a partir de nove anos

Jogo de cartas que desperta junto ao público o interesse e o conhecimento sobre a doença de Chagas e o pesquisador Carlos Chagas.

Ver de Perto
Terças, quartas, quintas e sextas, às 9h
Local: Área externa da Tenda Virgínia Schall

Vamos reconhecer diferentes insetos, conhecer a importância deles para o meio ambiente e ainda visitar uma mostra entomológica!


Que tal um passeio no borboletário para descobrir e se encantar pelas graciosas habitantes do espaço? (Foto: Peter Ilicciev)

Borboletário Fiocruz 
De terça a sexta, das 9h às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h 
Local: área externa da Tenda da Ciência | Idade: a partir de cinco anos

O espaço é ornamentado por plantas e habitado por quatro espécies de borboletas do continente americano: olho-de-coruja (Caligo illioneus), ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e Julia (Dryas iulia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis! 

Parque da Ciência e Pirâmide 

De terça a sexta, de 9h às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h
Idade: a partir de dez anos

No Parque da Ciência, aproveite para explorar os equipamentos que abordam conceitos como comunicação, energia e organização da vida! Já a Pirâmide, parte interna do Parque da Ciência, conta com uma câmara escura onde os visitantes podem observar um modelo de olho humano gigante, além de sala de informática e salão de jogos e experimentos com diversas atividades sobre as vidas micro e macroscópica. 

 

O Museu da Vida fica na avenida Brasil, nº 4365, no campus Manguinhos da Fiocruz. Para mais informações, ligue para (21) 2590-6747 ou envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..



Atualizado em 22/11/2017

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça