Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir

Programação incluiu atividades no campus de Manguinhos, Quinta da Boa Vista e Sesc Nova Iguaçu, onde o Ciência Móvel esteve presente.



Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 (SNCT), o Museu da Vida não vai ficar de fora. Entre os dias 19 e 25 de outubro de 2015, o Museu ofereceu uma série de atividades especiais para celebrar mais uma festa da ciência brasileira. Jogos, oficinas, exposições itinerantes, Ciência Móvel e até visita ao Borboletário Fiocruz, reinaugurado no dia 22/10, foram atrações na programação.

As atividades, todas gratuitas, foram oferecidas em três locais diferentes: entre 19 e 23/10, no Museu da Vida, no campus de Manguinhos; de 23 a 25/10, na Quinta da Boa Vista, que funcionou como polo integrado da SNCT no Rio de Janeiro; e de 21 a 23/10 o Ciência Móvel passou pelo Sesc Nova Iguaçu. “Luz, Ciência e Vida” foi o tema escolhido para a 12a edição da SNCT.

Confira, a seguir, a programação completa oferecida:

Campus de Manguinhos (estacionamento gratuito)

Aventuras da Visão – Percebendo a Luz e o Som
Como a física pode auxiliar na explicação de fenômenos visuais? Como a vista nos engana e faz ver movimento onde há uma imagem estática? Como é possível ver cores onde antes havia apenas preto e branco? Essa atividade explora os fenômenos de luz e som, bem como a percepção que as pessoas conseguem ter.
Horário: 9:00 às 12:00 e 13:30 às 16:30 h
Faixa etária: a partir dos 10 anos
Local: Epidauro (Ciência em Cena)

Festa das Cores
Visita à Câmara Escura para descobrir os mistérios da formação de imagens e como é por dentro do olho. Observe imagens, modelos, faça experimentos e descubra os segredos da visão!
Horário: 9:00 às 12:00 e 13:30 às 16:30 h
Faixa etária: Livre
Local: Parque da Ciência (Pirâmide)

Roda de Conversa do projeto Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável - Polo Manguinhos
Como a “co-laboração” pode contribuir para a emancipação da juventude em Manguinhos?"
Hora e dia: 22/10, quinta, às 13h30
Local: Tenda da Ciência
Desde 2007, o projeto "Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável – Polo Manguinhos" desenvolve ações de “CO-LABORAÇÃO” entre o Museu da Vida/COC/Fiocruz, escolas públicas desse território e de outros setores da Fiocruz, buscando contribuir para fortalecer processos de promoção e produções social, cultural e política da saúde em Manguinhos. A reflexão sobre essa prática tem gerado a produção de conhecimentos científicos no campo da Educação. Ao longo desse tempo, uma das ações desenvolvidas é a de, a partir da realidade de vida desse território, promover o debate sobre o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em 2015 é Luz, Ciência e Vida. Propomos problematizá-lo a partir da seguinte questão: como a “co-laboração” pode contribuir para a emancipação da juventude em Manguinhos? Para animar o papo, serão apresentados discursos do sujeito coletivo (DSC) construídos com base em respostas que estudantes do Ciep JK deram para a pergunta: "A Ciência pode iluminar a vida no Complexo de Manguinhos?"

Borboletário Fiocruz
O Borboletário Fiocruz conta atualmente com quatro espécies: olho-de-coruja, ponto-de-laranja, brancão e julia. Venha conhecer o curioso mundo das borboletas!
Reabertura: 22 de outubro.
Horário: 9:00 às 12:00 e 13:30 às 16:30 h
Faixa etária: Livre
Local: área externa do Ciência em Cena

Oficinas de Origami
Montagem de flores e borboletas através de dobraduras.
Horário: 9:00 às 12:00 e 13:30 às 16:30
Faixa etária: a partir de 6 anos
Local: área externa do Ciência em Cena

Pintura, recorte e colagem
Ao colorir desenhos, você monta o ciclo de vida da borboleta.
Horário: 9:00 às 12:00 e 13:30 às 16:30 h
Faixa etária: a partir de 4 anos
Local: área externa do Ciência em Cena

Contação de história
Adaptação do clássico Romeu e Julieta, com uma abordagem da diversidade de flores e espécies de borboletas, suas cores, entre outros aspectos.
Horário: 9:00 às 12:00 e 13:30 às 16:30 h
Faixa etária: livre
Local: área externa do Ciência em Cena

Caixa entomológica
Visualização com lupa de insetos diversificados, suas cores, formas e estruturas.
Horário: 9:00 às 12:00 e 13:30 às 16:30 h
Faixa etária: livre
Local: área externa do Ciência em Cena

Jogo de Chagas
O que é a doença de Chagas? Venha se divertir e descobrir mais sobre esta doença, brincando com o Jogo de Chagas. A brincadeira começa na visita à sala de Carlos Chagas no Castelo, com a observação de caixas com o inseto transmissor da doença, “o barbeiro”.
Horário: 9:00 às 12:00 e 13:30 às 16:30 h
Faixa etária: a partir de 10 anos
Local: Castelo

Quinta da Boa Vista

Exposição Biodiversidade e Saúde
O Brasil é um país com grande biodiversidade: uma em cada cinco espécies existentes no mundo vive aqui. Entender melhor a importância da biodiversidade – em especial a brasileira – para a nossa vida e nossa sociedade é um dos objetivos da exposição “Biodiversidade e saúde”. Apresentada na forma de painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia, a conhecer mais sobre os seis biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas – e a refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies.
Dias: 23, 24 e 25 de outubro
Horário: 10:00 às 17:00 h
Faixa etária: a partir de 12 anos
Local: Quinta da Boa Vista – Alameda das Sapucaias – São Cristovão

SESC Nova Iguaçu

Ciência Móvel

O Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos, na sua temporada Arte e Ciência sobre Rodas, estará no Sesc Nova Iguaçu durante a SNCT. O museu itinerante de ciências apresentará suas atrações interativas e gratuitas, desenvolvidas pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). A ação tem como finalidade promover a popularização da ciência e da saúde, buscando aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes. Para isso, explora temas como a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente. Levados a bordo de um caminhão, os módulos ajudam a despertar o interesse pela ciência de modo divertido e lúdico.
Dias: de 21 a 23 de outubro
Horário: 10h às 17h
Local: Quadra IV do Sesc Nova Iguaçu. Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu – RJ
Visitação livre
Informações para agendamento de grupos escolares: 2797-3735.

Confira a programação completa da Fiocruz aqui.

Atualizado em 26/10/2015
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom