Facebook Twitter Imprimir
Além do desequilíbrio na distribuição de renda, a sociedade contemporânea convive também com uma distribuição desigual dos impactos causados pela legislação ambiental e pelos problemas ambientais. Assim, tribos indígenas, população de baixa renda e outros grupos podem ser afetados desproporcionalmente por esses fatores. Por isso, as pessoas atingidas devem ter o direito de participar ativamente dos debates e decisões que os afetem e lutar por compensações para os danos que possam sofrer. Essas são algumas das questões levantadas pela chamada justiça ambiental.

No dia 14 de maio de 2012, o terceiro Encontro de Educação, Ciências e Saúde do ano trouxe como tema “Saúde e justiça ambiental”. O convidado dessa tarde foi o pesquisador Marcelo Firpo (Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana/Ensp/Fiocruz), com pós-doutorado em Medicina Social pela Universidade de Frankfurt.

A cada mês, até o fim de 2012, os Encontros de Educação, Ciências e Saúde colocam em pauta temas relacionados à Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a ser realizada entre 13 e 22 de junho no Rio de Janeiro. Os encontros são organizados pelo Serviço de Educação em Ciências e Saúde, do Museu da Vida. Fique atento ao nosso site para conhecer a programação.