Facebook Twitter Imprimir

O presidente Paulo Gadelha recebeu a honraria do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e pelo presidente do CNPq, Hernan Chaimovich.

Considerado hoje a “porta de entrada” da Fundação, o Museu da Vida já tinha sido agraciado com a Menção Honrosa do Prêmio em 1997 (foto: Ascom MCTI)

Na noite de abertura da 67ª edição da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no dia 12 de julho de 2015, o presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Gadelha, recebeu o 35º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. A honraria é um reconhecimento a instituições, veículos ou pesquisadores que atuam na popularização da ciência, com intuito de levar a pesquisa para o público leigo. A homenagem foi entregue pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e pelo presidente do CNPq, Hernan Chaimovich.

Durante a cerimônia da SBPC, o presidente Paulo Gadelha destacou iniciativas como o Museu da Vida, o Canal Saúde, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e a oferta de cursos de pós-graduação em educação e ciência como prova de que a Fiocruz tem a convicção de que o fazer ciência depende fundamentalmente de uma interação muito forte com o cidadão.

"Nós, que estamos na interface entre o campo da ciência e tecnologia e a resposta a demandas muito significativas da população, compreendemos como fundamental essa dimensão", disse Gadelha.

Destinado às iniciativas que contribuam significativamente para tornar a ciência, a tecnologia e a inovação conhecidas do grande público, o prêmio é concedido anualmente pelo CNPq desde 1978. Ele é individual e atribuído em um sistema de rodízio a uma das três categorias: "Jornalista em Ciência e Tecnologia", "Instituição ou Veículo de Comunicação" e "Pesquisador e Escritor".

Este ano, na segunda categoria, 62 instituições e veículos de comunicação se inscreveram. Além da Fiocruz, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia foi eleita para ganhar Menção Honrosa.

Saiba mais sobre esta edição do prêmio aqui.

Publicado em 16/07/2015 | Com informações da Agência Fiocruz de Notícias