Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
O visitante mergulha na história do Castelo Mourisco durante a peça (Foto: Peter Ilicciev)
(Foto: Peter Ilicciev)
Se visto de fora o Castelo Mourisco – prédio-símbolo da Fiocruz – já chama tanta atenção e atiça nossa curiosidade, imagine que legal entrar por seus portões acompanhado por um anfitrião muito especial, vindo “diretamente” do início do século 20, época em que o Castelo foi construído. É por esta recepção intrigante que os espectadores da peça “Aventuras no Castelo”, do Museu da Vida, passarão.

Ao entrar no Castelo, nosso anfitrião do século passado encontra-se com dois jovens. Curiosos sobre a aparição de uma charge em um jornal, os jovens buscam informações para entender o cenário em que ela foi produzida. Na imagem, o sanitarista Oswaldo Cruz aparece desenhado sob o corpo de um mosquito.

Ao investigarem as origens da imagem, eles também desvendam a verdadeira identidade do enigmático personagem que os acompanha na visita ao Castelo. A peça ainda tem espaço para um romance e um duelo moderno, no qual, ao invés do mais forte, vence o mais sábio.
O espetáculo, dirigido por Wanda Hamilton, foi inspirado no texto “Um Turista no Castelo”, escrito por Antonio Carlos Soares, e faz com que os visitantes transitem por diferentes espaços no interior do Castelo.

Quem ainda não conhece o prédio-símbolo da nossa instituição terá a oportunidade de não apenas admirar sua arquitetura, mas também conhecer os percalços envolvidos em sua edificação e imergir no contexto histórico de sua criação. Importantes cientistas brasileiros, como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, fizeram parte desta história e aparecem na peça de forma bem humorada e envolvidos em curiosidades históricas.
Confira a ficha técnica do espetáculo.

A temporada ficou em cartaz até 31 de julho de 2015.


Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom