A exposição "Elementar - A química que faz o mundo" instiga o público a desvendar os segredos da química. É possível ainda explorar como essa ciência tem impacto em nossas vidas e está presente em cada canto do nosso dia a dia.

Em uma grande tabela periódica interativa, o visitante conhece as características e aplicações de cada elemento químico e assistem a a vídeos sobre eles. Crianças e adultos também podem combinar átomos para formar uma infinidade de moléculas em 3D, além de colocar a mão na massa em outros módulos interativos e oficinas.

Os painéis da exposição remontam a história dessa ciência, de seus primórdios aos dias de hoje, em que o Homem busca mais do que o entendimento, a explicação ou a transformação da natureza: ele ambiciona imitá-la, desenvolvendo novos materiais e explorando propriedades especiais.

O público conhece nesta mostra como aconteceu a separação entre a alquimia e a química, o porquê das cores em pedras preciosas, como os elementos se combinam para formar tudo o que conhecemos e muito mais. Aplicações da química na medicina, na nanotecnologia e no desenvolvimento de novos materiais e combustíveis também são abordadas.

O Ano Internacional da Química (2011), criado pela Unesco – órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – marcou a inauguração de "Elementar" no Museu da Vida. Em 2012, a tabela periódica interativa construída para a exposição foi premiada no Interaction Awards, um dos maiores concursos de design do mundo.

Especificação técnica