Facebook Twitter Imprimir
Foto: Marcus Soares
Em sua 83ª viagem, o projeto Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos levou suas atividades para serem desenvolvidas em Itatiaia, município a 176 quilômetros da capital fluminense e com cerca de 29 mil habitantes. A programação - de 11 a 14 de abril de 2012 - comemorou a Semana do Meio Ambiente de Itatiaia com diversas atrações, como jogos, planetário inflável, equipamentos interativos, oficinas, exposições, vídeos e palestras organizadas pela equipe do Museu da Vida e da Prefeitura local.

Foram recebidas cerca de 3 mil pessoas, em sua maioria estudantes e grupos familiares. Ao todo, já foram atingidas pelas atividades do Ciência Móvel quase 400.500 pessoas, moradoras dos 54 municípios visitados na região Sudeste.

O objetivo do Museu da Vida, que coordena o projeto e conta com a parceria da Fundação Cecierj, é contribuir para a educação em ciências e a inclusão social. O caminhão, que funciona como auditório multimídia, ficou estacionado no campinho de futebol atrás da Casa da Cultura, local onde foram montados os módulos com as atividades do projeto.

Entre as atividades do museu itinerante da ciência, estava o Girotech, um equipamento que consiste em três anéis que giram livremente em todas as direções e simula exercícios semelhantes aos dos astronautas da agência espacial norte-americana (Nasa). Destacaram-se ainda a exposição “Dengue”, a Pilha Humana, a Bicicleta Geradora, a bancada Microscopia, o Painel Solar, os Espelhos Sonoros, os Tubos Musicais e Modelos 3D.