Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
O Museu da Vida recebeu, no dia 27 de julho de2015, a pesquisadora Marie Louise de Beyssac, da UFRJ, para uma conversa sobre o software Atlas Ti, uma plataforma com foco em pesquisa qualitativa de materiais audiovisuais e imagéticos. O encontro foi realizado às 9h30 e fez parte do Ciclo de Seminários da Especialização 2015.


O Atlas.ti oferece ao pesquisador a possibilidade de categorizar materiais de áudio, vídeo, imagem e georreferenciamento, organizar e navegar dados através de hiperlinks, desenvolver categorização interativa ou automática de textos, pesquisar e analisar categorizações para modelá-las e aprimorá-las, entre outras oportunidades. Além disso, ele gera diferentes tipos de relatório sobre os dados obtidos e as categorizações.

“O trabalho do pesquisador com o software é simples: é possível registrar observações e insights diretamente - seja através de categorias a priori ou a posteriori. Enquanto o pesquisador trabalha com os dados – seja lendo um texto, analisando uma foto ou vídeo –, ao mesmo tempo ele pode categorizar e aprimorar essas classificações”, explicou Marie Louise.

A ferramenta pode ser aplicada em várias pesquisas, especialmente nos projetos em que o conteúdo não verbal pode trazer contribuições importantes e nos casos de georreferenciamento. Na pós-graduação em psicossociologia de comunidades e ecologia social (Eicos/UFRJ), a pesquisadora destacou que o Atlas.ti já foi utilizado para estudar imagens publicitárias e da mídia impressa, vídeos do YouTube e para categorizar dados de pesquisa participativa utilizando videofeedback, além de explorar arquivos de texto com transcrições de entrevistas.

Formada em economia pela PUC-RJ, Marie Louise é doutora pelas Eicos e utiliza o software em pesquisas envolvendo imagem, vídeo e texto desde 2003. Ministra oficinas de capacitação do Atlas.ti desde 2004 em seu programa de pós-graduacao, tendo inclusive treinado pesquisadores no âmbito de cooperação com a universidade de Lille3, na França, e do programa de mestrado Mitra, do Erasmus Mundus.
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça