Facebook Twitter Imprimir
Com mais de 350 mil pessoas atendidas desde o seu lançamento, em 2006, o projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos chegou ao campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) no município de Florestal, em Minas Gerais. A cidade está a aproximadamente 70 quilômetros de Belo Horizonte e tem pouco mais de 6,6 mil habitantes, segundo o IBGE. Nesta viagem, entre os dias 11 e 13 de maio, foram apresentadas várias atividades, incluindo jogos, equipamentos interativos, multimídias e oficinas.

No município mineiro, o museu itinerante foi a novidade da Mostra de Profissões, evento organizado há dois anos pela universidade para estudantes do ensino médio. Houve palestras, conversas informais e visitas a laboratórios com objetivo de ajudar o estudante a conhecer mais de perto cada profissão.

O projeto Ciência Móvel é coordenado pelo Museu da Vida, departamento da Casa de Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fiocruz, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e patrocinado pela Sanofi-aventis. O caminhão tem 13,5 metros de comprimento e leva em suas visitas às cidades – da região Sudeste - uma série de atrações do mundo da ciência como o Gyrotec - composto por três anéis que giram livremente em todas as direções e simula exercícios feitos pelos astronautas -, as mostras Energia e Mini-Darwin, as bancadas de microscopia e vídeos científicos. No ano passado, cerca de 70 mil visitantes conheceram essas e outras atividades do caminhão itinerante, visando contribuir para a inclusão social das populações e a melhoria do ensino de ciências.