Facebook Twitter Imprimir

Confira a programação de dezembro do Museu da Vida!

A visita ao Museu da Vida está cheia de atrações que oferecem muita ciência, diversão e reflexão! Por aqui, a boa é aprender trocando uma ideia com a gente. Para quem gosta de natureza, há uma área verde incrível para apreciar! Durante o período de férias, de dezembro a fevereiro, não há necessidade de agendamento prévio para grupos com mais de dez pessoas. É só chegar! ;) Veja mais informações sobre a visita e se planeje! Todas as atividades são gratuitas e há estacionamento gratuito no local. Ah, venha sempre com um documento com foto para apresentar na portaria da Fiocruz, ok?

Horário de visitação: terça a sexta-feira, de 9h às 16h30 | sábados, de 10h às 16h

Atenção:
o Museu da Vida não abrirá nos dias 22, 23 e 30 de dezembro. Na semana do Natal, vamos abrir de 26 a 29 de dezembro.

Venha visitar “oceanos” de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h!

Exposição oceanos
De terça a sexta, das 9h às 16h30 | Sábados, das 10h às 16h
Faixa etária: livre
No Salão de Exposições Temporárias

Que tal um mergulho nos oceanos, este mundo que cobre 70% da Terra? Apesar de exercerem um papel fundamental para preservar a vida, o que se conhece atualmente sobre os oceanos representa menos de 1% da superfície que ocupam. A exposição Oceanos permite um passeio da praia até profundidades abissais para se entender um pouco mais sobre a influência da luz solar nos oceanos, a biodiversidade aquática e as correntes marinhas.

Visita ao Castelo da Fiocruz
De terça a sexta, das 9h às 16h30 | Aos sábados, de 10h às 16h
Visitas mediadas aos sábados: 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10

Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo Mourisco é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

A Biblioteca de Obras Raras, que sempre impressiona por sua arquitetura, já acolheu muitas reuniões de estudo e de pesquisa! (Imagem: Acervo COC)

Visita à Biblioteca de Obras Raras no Castelo
De terça a sexta, de 9h às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h
Visitas mediadas de terça a sexta: 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30
Local: Castelo

Em 1909, o livreiro holandês Assuerus H. Overmeer foi contratado por Oswaldo Cruz para organizar a Biblioteca de Manguinhos, atualmente Biblioteca de Ciências Biomédicas e uma das maiores bibliotecas especializadas da América Latina. Inspirada na linguagem neomourisca do Palácio de Alhambra, localizado na cidade de Granada, Espanha, a Biblioteca apresenta detalhes construtivos e decorativos que poderão ser conferidos pelos visitantes.

Que tal um passeio no borboletário para descobrir e se encantar pelas graciosas habitantes do espaço? (Foto: Peter Ilicciev)

Borboletário Fiocruz
De terça a sexta, das 9h às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h
Local: área externa da Tenda da Ciência | Idade: a partir de cinco anos

O espaço é ornamentado por plantas e habitado por quatro espécies de borboletas do continente americano: olho-de-coruja (Caligo illioneus), ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e Julia (Dryas iulia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!

Parque da Ciência e Pirâmide

De terça a sexta, de 9h às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h
Idade: a partir de dez anos

No Parque da Ciência, aproveite para explorar os equipamentos que abordam conceitos como comunicação, energia e organização da vida! Já a Pirâmide, parte interna do Parque da Ciência, conta com uma câmara escura onde os visitantes podem observar um modelo de olho humano gigante, além de sala de informática e salão de jogos e experimentos com diversas atividades sobre as vidas micro e macroscópica.

O Museu da Vida fica na avenida Brasil, nº 4365, no campus Manguinhos da Fiocruz. Para mais informações, ligue para (21) 2590-6747 ou envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atualizado em 12/12/2017